Distrito de Illawarra, Austrália, 16 de Fevereiro de 2009.
Samuel de Panoptia.
Assunto: “Mais sobre o Ego.”
Recebido por George Barnard.
Professor Samuel: “Eu sou o teu Professor, Samuel. Juntamente com o parceiro do teu Professor (Aaron), eu preparei para ti uma lição para esta noite. No entanto, uma vez que é tão importante e foi tema das tuas discussões de hoje, eu volto a falar-te sobre o assunto do ego.
“Mesmo aqueles que ensinam psicologia no teu mundo olham, muitas vezes, para o ego como algo que pode ser inerentemente mau. Eu digo-te que o ego é parte da personalidade e persiste, como deve, para além da vida terrestre. É, inicialmente, um mecanismo de sobrevivência muito importante para um mortal, largamente para que ele ocupe um lugar apropriado na comunidade, para, através de charme ou insistência e uma miríade de outras maneiras, reservar a sua posição no rebanho.
“Como eu expliquei antes, durante qualquer vida futura, à medida que viajas na tua jornada através dos universos, é essencial que aprendas com aqueles que estão à tua frente, e é igualmente importante que compreendas e ensines aqueles que seguem atrás de ti, pois os seus egos estarão, ainda, a progredir, a purificar, a melhorar. Caso o ego humano, uma parte tão importante da personalidade, estivesse em falta em ti, se tal fosse possível, não irias compreender aqueles que se seguem a ti. Desta maneira, serias, verdadeiramente, um professor inadequado para eles.